sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Entrevista a Luiza Cortesão

"Educação e combate à exclusão" foi o tema da conferência no Fórum de Ideias - Socialismo 2008, apresentada por Luiza Cortesão, Presidente da Direcção do IPFP e professora jubilada da Faculdade de Psicologia e Educação do Porto.
Em entrevista ao esquerda.net Luiza Cortesão transmite o seu olhar sobre este tema.

Veja em:
http://www.youtube.com/watch?v=YE4z4McBzxE

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os Rankings ...

Mais uma vez nos é oferecida uma “ordenação” das escolas públicas e privadas a partir das médias obtidas em exames nacionais.
Trata-se de um conjunto de dados sobre o qual não poderemos deixar de reflectir pois que (pensamos) a coberto desta aparentemente simples listagem se poderão identificar muitos problemas e fórmulas, muitas investigações.
Só para iniciar a discussão para os rankings apresentados por diferentes entidades que tal olhar, por exemplo, para as primeiras e últimas escolas dos rankings? De imediato surgem questões importantes. Onde se situam estas escolas? São públicas ou privadas? Quantos alunos se apresentaram a exame? Que critérios presidiram à elaboração das diferentes listagens apresentadas? Como se explicarão as diferenças de posição das mesmas escola em anos diferentes?
Que pensam disto?

Luiza Cortesão

Links:
Ranking do JN
Ranking do Público

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Conferência "Pena de morte: testemunho de um inocente" - Amnistia Internacional

Terá lugar no dia 14 de Outubro, Quarta-feira, com início pelas 17.00h , no Salão Nobre da FDUP, uma conferência sobre a pena de morte, organizada pela Comissão Instaladora da ELSA FDUP (European Law Students' Association) e pela Amnistia Internacional.

Cartaz: http://sigarra.up.pt/fdup/noticias_geral.noticias_cont?p_id=F343597267/Porto_cartaz.pdf

Mais informações:
elsafdup@gmail.com
http://www.elsa.org/
http://www.elsaportugal.org/