quinta-feira, 2 de abril de 2009

Práticas educativas em questão

A solução encontrada pela escola EB1 de Lagoa Negra, em Barqueiros, Barcelos, de colocar numa mesma turma alunos ciganos de diferentes idades é defendida com o argumento que esta poderá ser uma forma de conseguir que alunos com dificuldades de aprendizagem ou que abandonaram a escola voltem a frequentá-la e tenham algum sucesso. A mesma medida é contestada com o argumento de que assim os alunos ciganos ficam isolados dos restantes colegas sendo portanto uma forma não explicita de discriminação.
Trata-se, como se vê, de uma situação muito polémica, quer comentar?


Link:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Barcelos&Option=Interior&content_id=1169333

1 comentário:

  1. A escola EB1 da Lagoa Negra tenta resolver aquilo a que identifica como problema - os alunos de etnia cigana. Por isso procurou e encontrou uma solução - colocou-os todos numa mesma turma, independentemente dos níveis de aprendizagem de cada um.
    De facto, cada escola tem a sua maneira de encarar a diversidade! Falta saber se esta forma de agir, aquilo a que chamam "solução", já foi avaliada e quais os resultados.Não conheço a escola em questão, mas não me parece uma grande escola, a avaliar pela foto! Questiono-me: como encaram as outras crianças a situação dos colegas? Que comentários tecem nos recreios? (pois é, os recreios são espaços privilegiados, não era preciso muito tempo para nos apercebermos se a decisão é boa ou má!)Convivem? Se sim, como? São felizes?
    Sou professora do 1º Ciclo. Na minha escola
    (total- 74 alunos), temos quatro alunos e uma aluna de etnia cigana. São crianças que vão dos seis aos onze anos. Estão distribuídas, tal como os outros alunos e alunas, pelas três turmas da escola. Não há abandono escolar. Pode dizer-se que são assíduos.Duas delas têm apoio educativo, tal como outros/as alunos/as não ciganos. Acredito que gostam da escola.
    Clementina Sousa
    Professora do 1º CEB na Escola EB1 de Tardariz, S. Pedro da Cova

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