"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre."
Paulo Freire (1921 – 1997)
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Práticas educativas em questão
A solução encontrada pela escola EB1 de Lagoa Negra, em Barqueiros, Barcelos, de colocar numa mesma turma alunos ciganos de diferentes idades é defendida com o argumento que esta poderá ser uma forma de conseguir que alunos com dificuldades de aprendizagem ou que abandonaram a escola voltem a frequentá-la e tenham algum sucesso. A mesma medida é contestada com o argumento de que assim os alunos ciganos ficam isolados dos restantes colegas sendo portanto uma forma não explicita de discriminação. Trata-se, como se vê, de uma situação muito polémica, quer comentar?
A escola EB1 da Lagoa Negra tenta resolver aquilo a que identifica como problema - os alunos de etnia cigana. Por isso procurou e encontrou uma solução - colocou-os todos numa mesma turma, independentemente dos níveis de aprendizagem de cada um. De facto, cada escola tem a sua maneira de encarar a diversidade! Falta saber se esta forma de agir, aquilo a que chamam "solução", já foi avaliada e quais os resultados.Não conheço a escola em questão, mas não me parece uma grande escola, a avaliar pela foto! Questiono-me: como encaram as outras crianças a situação dos colegas? Que comentários tecem nos recreios? (pois é, os recreios são espaços privilegiados, não era preciso muito tempo para nos apercebermos se a decisão é boa ou má!)Convivem? Se sim, como? São felizes? Sou professora do 1º Ciclo. Na minha escola (total- 74 alunos), temos quatro alunos e uma aluna de etnia cigana. São crianças que vão dos seis aos onze anos. Estão distribuídas, tal como os outros alunos e alunas, pelas três turmas da escola. Não há abandono escolar. Pode dizer-se que são assíduos.Duas delas têm apoio educativo, tal como outros/as alunos/as não ciganos. Acredito que gostam da escola. Clementina Sousa Professora do 1º CEB na Escola EB1 de Tardariz, S. Pedro da Cova
Este espaço foi criado pelo Instituto Paulo Freire de Portugal com a intenção de estimular o debate sobre problemas sentidos como importantes em contextos sócio-educativos. Uma das vocações do IPFP é a intervenção em questões que nos preocupam. Noticiar, denunciar e discutir são formas de intervenção. Contamos com a vossa participação!
Projectos em desenvolvimento
Projecto SEARA - Sucesso Educativo e Autonomia Relativa Alargada [Projecto financiado pela FCT]
Tem alguma sugestão/ comentário?
Por favor, contacte-nos para o nosso e-mail com as suas sugestões ou comentários ipfportugal@fpce.up.pt
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Rua Dr. Manuel Pereira da Silva -
Sala 005 - 4200-392 Porto
www.ipfp.pt
ipfportugal@fpce.up.pt
-
T:[+351]220400618
A escola EB1 da Lagoa Negra tenta resolver aquilo a que identifica como problema - os alunos de etnia cigana. Por isso procurou e encontrou uma solução - colocou-os todos numa mesma turma, independentemente dos níveis de aprendizagem de cada um.
ResponderEliminarDe facto, cada escola tem a sua maneira de encarar a diversidade! Falta saber se esta forma de agir, aquilo a que chamam "solução", já foi avaliada e quais os resultados.Não conheço a escola em questão, mas não me parece uma grande escola, a avaliar pela foto! Questiono-me: como encaram as outras crianças a situação dos colegas? Que comentários tecem nos recreios? (pois é, os recreios são espaços privilegiados, não era preciso muito tempo para nos apercebermos se a decisão é boa ou má!)Convivem? Se sim, como? São felizes?
Sou professora do 1º Ciclo. Na minha escola
(total- 74 alunos), temos quatro alunos e uma aluna de etnia cigana. São crianças que vão dos seis aos onze anos. Estão distribuídas, tal como os outros alunos e alunas, pelas três turmas da escola. Não há abandono escolar. Pode dizer-se que são assíduos.Duas delas têm apoio educativo, tal como outros/as alunos/as não ciganos. Acredito que gostam da escola.
Clementina Sousa
Professora do 1º CEB na Escola EB1 de Tardariz, S. Pedro da Cova